Não necessariamente, tendo em vista que as substancias que o constituem são basicamente a teobromina (presente também no chocolate) e a cafeína, seus efeitos não são tão graves quanto de uns cafezinhos ou umas trufas de chocolate.
Não tem como afirma que o guaraná vicie, no entanto o organismo se acostuma com ele e quando sente falta reclama. Isso é ocorre pelo fato da teobromina e a cafeína ativarem as dopaminas (neurotransmissores cerebrais que deixam à pessoa acordada e mais agitada). Quando se faz o uso prolongado do guaraná, o cérebro passa a precisar de uma quantidade cada vez maior de dopamina.
O uso exagerado do guaraná pelos adolescentes muitas vezes são decorrentes dos estudos, principalmente em época de vestibular, tendo em vista que o jovem quer aproveitar tanto o dia como a noite para estudar, obtendo assim um enorme conhecimento, mas para que isso o ocorra precisa se manter acordado durante a noite e para conseguir tal feito ele faz o uso do pó de guaraná. O que futuramente o levará a uma forte dependência da dopamina produzido pelo consumo do guaraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário